quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os dez mandamentos do eleitor consciente

Após um longo e tenebroso inverno e um pouco em cima da hora, segue uma reflexão para as eleições. Copiei do site: http://novohamburgo.org/site/destaques/2010/09/28/eleicoes-2010-valorize-o-seu-voto/

Conheça os dez mandamentos do eleitor consciente! As eleições estão chegando, mas sempre é valido refletir sobre a importância do voto para o desenvolvimento da democracia no Brasil
As eleições do próximo dia 03 de outubro estão próximas, mas nunca é tarde para lembrar a importância de valorizar o seu voto e exercer sua cidadania de acordo com suas convicções.
“Porque não votaria se tenho direito?!”
O Movimento Nacional Pela Valorização do Voto – Monav trabalha na conscientização do eleitor, reforçando o significado do ato de votar para o exercício da democracia. A decisão de eleger bons políticos está nas mãos de cada eleitor e, como reforça o Monav, o voto é fruto da consciência cívica de cada cidadão e deve honrar a democracia para que as eleições sejam realmente livres e soberanas.
Para uma reflexão, o Movimento divulga conceitos intitulados “Os dez mandamentos do eleitor consciente”, que são eles:
– Valorizar e dignificar o voto, utilizando-o para o engrandecimento do PAÍS, fortalecimento e grandeza da DEMOCRACIA e segurança da FAMÍLIA, para garantia do futuro de nossos filhos e netos.

– Não permitir que a corrupção, forjada e manipulada pelo Poder Econômico, faça de seu voto um instrumento ao alcance dos que só estão interessados em satisfazer suas ambições pessoais.

– Repudiar candidatos que, fantasiando-se de idealistas e humanitários, prometem mundos e fundos, além de dinheiro, emprego, alimento e remédio, com o intuito de explorar, em todos os sentidos, a boa-fé do eleitor.

– Condenar frontalmente os candidatos que, não respeitando a integridade do voto livre e consciente, exploram a miséria, com o objetivo de coagir eleitores a lhes dever favores e a votar por gratidão.

– Evitar votos brancos ou nulos com a desculpa de que nenhum dos candidatos merece ser votado, pois isso representa um julgamento injusto que poderá beneficiar os piores candidatos em prejuízo dos melhores.

– Advertir eleitores menos informados de que o voto secreto lhes garante a liberdade de consciência, que está acima de compromissos ocasionais e espúrios com candidatos corruptores. Votar em eleições livres é assumir compromisso com a própria consciência.

– Repelir a ação dos cabos eleitorais que, a troco de dinheiro e outras recompensas, agem como agentes comerciais intermediários, fazendo do voto alheio uma mercadoria lucrativa e relegando o eleitor ingênuo à condição de explorado.

  – Desprezar qualquer tipo de propaganda eleitoral que atente contra a lei e a propriedade pública e privada, pois candidato que não respeita a lei  não pode merecer  o respeito e muito menos a confiança de eleitor que pretende valorizar seu voto.

– Nunca esquecer que o voto consciente é que contribui para fortalecer o verdadeiro poder democrático, que é o Poder do Povo, representado no Governo e nos Legislativos pelos cidadãos que são eleitos  em eleições livres e soberanas.

10º – Defender, seja onde for, a valorização do voto, mediante reconhecimento de que todos nós, que possuímos título de eleitor, somos responsáveis pelos atos daqueles que elegemos  e podemos ser responsabilizados pela democracia que temos.

Sobre o Monav
O Movimento Nacional Pela Valorização do Voto -, lançado no dia 24 de outubro de 1985, no Auditório Senador Teotônio Vilela, da Câmara Municipal de São Paulo, é um Movimento de luta contra a fraude e a corrupção eleitoral.
Outras informações podem ser obtidas no site http://www.monav.com.br/
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentem a vontade!!!!!

Um comentário:

Guilherme H. W. Sendas disse...

Que os jovens usem a cabeça e votem com a maior consciência possivel!!!, pois somos nós que poderemos sofrer no futuro próximo com as nossas escolhas erradas!!!


Usem a inteligência que lhes foram concedida!!!

abraços Gui

Google Analytics

Analisando Acessos ao Blog!